Técnica de Meisner

Técnica de Meisner

Técnica de Meisner

 Provavelmente, você já ouviu a frase: "Atuar é viver honestamente em circunstâncias imaginárias". Esse foi o lema do lendário guru da atuação Sanford Meisner, cujas técnicas de atuação baseadas em instinto moldaram a compreensão América do que se qualifica como boa atuação. A técnica de Meisner se destaca de outros métodos de atuação porque se baseia em impulsos motivados em vez do intelecto. Como professor, Meisner era conhecido por encorajar seus alunos a não "pensar demais".
A sua abordagem é definida pelos exercícios de repetição verbal que desenvolveu para estabelecer rapidamente ligações entre os atores.

O que é a técnica de Meisner?

A técnica de Meisner é baseada em três princípios: preparação emocional, repetição e improvisação. A lógica por trás desse método é que seus componentes trabalham lado a lado para ajudar os atores a permanecerem presentes e engajados com seu parceiro de cena, em vez de depender apenas da repetição ou da memória.

Preparação emocional:

Meisner explicou que a preparação emocional é fazer o que for preciso para entrar em uma cena "emocionalmente viva". Ele pediu aos atores que usassem qualquer coisa que os afetasse pessoalmente para entrar no estado emocional de seus personagens. Os atores podem usar circunstâncias imaginárias ou memórias pessoais reais. Mas a emoção preparada só tinha que ser tocada no primeiro momento de uma cena. Depois disso, todas as ações e reações devem ser organicamente baseadas no que os outros atores da cena estão fazendo. Desta forma, Meisner criou um ecossistema simbiótico em uma cena onde os atores se constroem. 

Repetição:

Meisner usou exercícios de ensaio para desenvolver as habilidades de observação e instinto de seus alunos. Ele acreditava que o ensaio tira os atores de suas cabeças para que eles possam confiar em seus instintos orgânicos. Meisner ensinou que esses instintos genuínos, conforme eliciados por outra pessoa viva, capturam o comportamento humano realista.
O exercício de ensaio de Meisner (que ele chamou de "o jogo do ensaio de palavras") exige que um ator se sente em frente ao seu parceiro de palco e faça uma observação sobre ele. O parceiro de cena então repete a observação. Este exercício visa criar um vínculo entre os atores, garantindo que eles se escutem ativamente. Meisner o descreveu como um jogo de pingue-pongue que se torna a base da conexão emocional.
Improvisação

Toda a preparação acaba levando à improvisação e flexibilidade em uma performance. Meisner pregou que um ator não deve fazer escolha até que algo o provoque, justificando assim seu comportamento. Para reagir a estímulos justificados e orgânicos de forma extemporânea, os atores devem estar totalmente conectados a outros atores para que não percam ações ou reações significativas. Isso cria uma vida interior abundante para todos os personagens em uma cena.

Para acessar os castings que você pode se inscrever clique aqui agora!