Telenovela

Telenovela

Telenovela

A telenovela é um formato de televisão originalmente produzido na América Latina, esses programas têm uma história baseada em argumento melodramático que se desdobra em vários capítulos e que terá um final feliz.


As novelas surgiram na década dos anos 1950. São produzidas principalmente em países da América Latina. As novelas são compostas por cerca de 200 capítulos de cerca de quarenta minutos para cada episódio, que são transmitidos em canais de televisão.


O termo telenovela foi retirado do português (e/ou espanhol), formado com as palavras televisão (e/ou televisión ) e novela, que possuem os mesmos significados nas duas línguas.


As tramas das novelas costumam ser parecidas até o ano 2000, nessas novelas muitas vezes encontramos personagens em busca de um membro de sua família, uma mãe desesperada criando seus filhos sozinha após o abandono ou morte do marido, jovens bastante pobres usando sua beleza para ter sucesso na vida, mesmo que isso signifique arruinar a vida de outras pessoas, homens e mulheres arrogantes, venais, gananciosos de poder e riqueza, capazes de tudo para alcançar seus objetivos, histórias de amor entre servos crédulos e filhos da alta sociedade. Amor, fama e beleza, dinheiro, mentira e traição resumem perfeitamente as diferentes histórias das novelas. Quase todos terminam em casamento, pelo menos com um final muito feliz, há uma espécie de moral na história, personagens que fazem o bem do início ao fim são sempre recompensados ​​por suas boas ações; Por outro lado, os ímpios exibindo sua maldade, não tendo limites para destruir vidas, matando pobres inocentes para ir longe e triunfar sobre a desgraça das almas boas, sempre pagam com mais frequência com suas vidas, típico do castigo divino.

 

A partir do ano 2000 as tramas evoluíram consideravelmente, o ritmo é muito mais rápido, menos lento do que antes e as reviravoltas estão muito mais presentes com comoventes histórias de vingança onde o público sente empatia pelo protagonista que detém o papel principal, muitas vezes muito agradável e que sofre a maldade e a inveja dos outros. Personagens poderosos muitas vezes fazem o papel de bandidos porque a crítica é muito importante para os ricos que usam poder e dinheiro para causar danos. O antagonista também é um personagem importante, geralmente de poder. Ele está presente em todos os momentos para bloquear e obstruir o protagonista da história, atacando-o constantemente e dificultando sua vida. Além disso, às vezes acontece que o protagonista se torna um antagonista, querendo se vingar ou reparar o que sofreu ao destruir esses inimigos dessa maneira, mas sem usar a justiça. O bom torna-se mau mais tarde ou na direção oposta, o mau torna-se bom e se arrepende com o tempo do mal feito, escapando assim do castigo divino.