Jornalista

Jornalista

Jornalista

Um jornalista pesquisa, reúne, classifica informações e depois as edita para torná-las acessíveis ao público. As informações coletadas são utilizadas na televisão, no rádio, em revistas e jornais, nas versões impressa e/ou digital.

Que formação é necessária para ser um jornalista?

Embora existam vários caminhos para o jornalismo para graduados universitários e jovens que abandonam a escola, algumas organizações e jornais agora exigem um diploma específico. Esses graus variam da Licenciatura ao Mestrado. Matérias especializadas como economia, línguas ou ciências podem ser uma grande vantagem no acesso à profissão.

O que faz um jornalista ?

Os jornalistas escrevem e montam reportagens ou artigos que interessam ao seu público. Ao reunir várias fontes diferentes e garantir que todos os argumentos sejam representados, eles mantêm seu público atualizado com os eventos que se passam na nossa planeta. Este estatuto de jornalista confere o direito a ter um cartão de imprensa que é emitido e renovado anualmente pela comissão para o cartão de identidade dos jornalistas profissionais. Este cartão é um atestado da qualidade do jornalista profissional. Serve para fazer valer os direitos reconhecidos aos jornalistas por lei, regulamentos e acordos assinados pelos parceiros sociais.

Em relação ao seu cargo, o jornalista trabalha mais como freelance. No entanto, para isso, ele precisa de uma rede de contatos no setor, capacidade de oferecer argumentos sólidos e reputação de confiabilidade. Além disso, o jornalista também pode decidir se especializar (jornalista esportivo econômico/finanças/política/moda...) ou não.

JOURNALISTA TV!

Há também a profissão de jornalista audiovisual que é contratado por um canal de televisão privado ou serviço público. Seu objetivo é fazer um balanço das notícias circulando informações na frente de uma câmera. Isso pode acontecer ao vivo, o que exige grande autonomia e bom conhecimento das ferramentas necessárias para criar um bom conteúdo para circular a informação. Para isso, é preciso dominar perfeitamente o jogo das câmeras, para ser de certa forma um ator muito bom.

Essa profissão também é encontrada nas produções independentes de vídeo, na rádio e nas produções audiovisuais e cinematográficas. O jornalismo audiovisual é uma forma de jornalismo que designa todos os métodos de informação e comunicação que se relacionam com a imagem, o som, a produção de informação em forma de vídeo. O jornalista audiovisual produz conteúdo, reportagens audiovisuais para um canal de notícias, e deve ir ao essencial, ser breve, claro e conciso, pois cada intervenção é limitada no tempo. Este trabalho inclui muitos outros trabalhos, profissões e missões.

Aqui estão as principais habilidades para ser um bom jornalista :

Entusiasmo

Determinação

Perseverança

Excelentes habilidades orais e escritas

Criatividade: o que permite que você se destaque de seus pares

Paixão: é a paixão que move e motiva o jornalista quando as condições para o exercício da profissão se tornam exigentes.

Rigor

Eloquência: Esta é uma qualidade que permitirá ao jornalista exercer corretamente a sua profissão: Seja na televisão ou no rádio, o jornalista audiovisual deve ter uma dicção impecável.

 Para ser breve, claro e conciso, pois cada intervenção é limitada no tempo.

Para se candidatar aos nossos castings clique aqui