Arte dramática

Arte dramática

Arte dramática

A arte dramática é a representação de uma obra, usando personagens e meios de palco de acordo com certas regras ou convenções que variam de acordo com lugares e épocas. Esta arte também pode ser definida através de quatro eixos principais: dramaturgia, interpretação, encenação e recepção.

A arte dramática há muito foi assimilada à maneira de escrever peças com base em regras precisas de composição. Desde o advento da direção no sentido contemporâneo do termo, datado da segunda metade do século XIX, a dramaturgia tratou não apenas da escrita e da análise das peças, mas também da leitura que delas se pode fazer.

A interpretação permite aos atores dar vida a uma história através de personagens a quem emprestam seus corpos, gestos e vozes. Quanto à encenação, corresponde à escolha e disposição de vários meios para assegurar a transposição de uma leitura pessoal da obra em cena. Por fim, o eixo relativo à recepção diz respeito mais particularmente ao que pode influenciar a percepção do espectador: a mise-en-scène, o trabalho cenográfico e a organização da relação entre o palco e a sala.

A formação teatral do ator requer o envolvimento do aluno em vários níveis: psicomotor, afetivo, social, cognitivo e cultural. A nível psicomotor, coloca-se em situações que lhe permitem experimentar a inter-relação do corpo, das emoções e do pensamento. Trabalhando certas técnicas ou meios corporais e vocais, por exemplo, ele refina sua expressão gestual e aprende a controlar melhor seus movimentos e sua voz para colocá-los a serviço da expressão.

A arte dramática é uma disciplina para quem quer viver uma experiência enriquecedora, trabalhar em projetos extraordinários e principalmente para quem quer aprender sobre a linguagem dramática e as artes cênicas.

Para se tornar um ator de arte dramática, você pode entrar em uma escola de teatro, um conservatório ou faculdades nacionais de arte.

Descubra todos os nossos castings para trabalhar na arte dramática aqui